Vem aí a Feira das Mulheres do Campo e do Cerrado, a ser realizada no Parque da Cidade, no Estacionamento 13, nos dias 8, 9 , 10, 15, 16 e 17 de dezembro, das 9 às 18h. A feira é voltada para 22 mulheres rurais, ciganas, quilombolas, indígenas e mulheres de Matriz africana em situação de vulnerabilidade econômica.
Para qualificar as artesãs, a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos promove ciclo de palestras intitulado “Começar Bem”, nas tardes de hoje (28), amanhã (29) e de 5 de dezembro, com professores do Sebrae, no auditório da Terracap.
A capacitação tem por objetivo preparar as mulheres para expor e vender seus produtos de forma qualificada, bem como incentivar a autoestima feminina, desenvolver a confiança na capacidade produtiva e torná-las empreendedoras.
O curso trará para as futuras expositoras, as técnicas modernas de venda, exposição, trato com o público e pós-venda, dentre outras, para atuarem de forma altamente capacitada e consciente no mercado de trabalho.
Durante a apresentação das alunas, a indígena Teresinha Togo Jebado confessou que “ sei produzir, mas não sei vender”. Ela contou que agora possui uma barraca na Feira da Torre e acredita que o curso irá ensinar as técnicas que usará para deslanchar as vendas dos seus colares, pulseiras e saias de imbira e seda de jatobá.
O problema é corriqueiro entre os novos empreendedores. “Eles têm talento e capacidade produtiva, porém não focam para identificar com clareza qual o seu cliente e, portanto, acabam produzindo e não sabem para quem vender, ou como estabelecer um canal de venda”, afirmou Ricarda Campos, durante a palestra “Como atrair, identificar e manter clientes”.
A subsecretária de Política para as Mulheres da Sedestmidh, Raissa Rossiter, afirma que o curso representa uma etapa decisiva para o empoderamento econômico e pleno exercício dos direitos das mulheres do Campo e do Cerrado. “Por meio dessas oficinas, elas estarão bem mais preparadas para construírem sua autonomia e para obterem os melhores resultados da feira que participarão em Dezembro”, completou.
O curso ministrado por instrutores do Sebrae DF foi dividido em três palestras: Como atrair, conquistar e manter clientes (Atendimento ao Cliente); Preparando para começar bem; Como vender em datas comemorativas; e Educação Financeira (Formação de Preços), totalizando 16 horas/aulas.